life
Via Pinterest

Dia desses fui levar a bicicleta do meu irmão para arrumar. O quadro da bike era imenso e para compensar, o banco estava bem baixo (baixo até demais). Os pneus estavam razoavelmente vazios, mas o caminho era próximo e praticamente todo feito em ciclovia.

Fui assim mesmo, com a bolsa pendurada no ombro, com a bicicleta completamente desregulada e desadequada para mim. Andei uns poucos metros e comecei a ficar nervosa. Me arrependi de não ter subido o banco. Pensei em parar e fazê-lo, mas tive aquela sensação de que todos estariam me olhando e era melhor encerrar aquilo o quanto antes.

Cheguei ao destino – que era próximo e num caminho bem manjado – exausta. Tava tensa e com raiva da situação. Daí lembrei que quando comecei a pedalar, todos os dias eram assim. Lembrei da frase que falamos com uma certa frequência quando vemos alguém andando com uma bicicleta ruim e/ou inadequada e/ou sem manutenção:

Você pensa que sabe o que é andar de bicicleta, mas não tem nada a ver com isso. 

Quando comecei a pedalar, eu também:

  1. Tinha uma bicicleta ruim;
  2. Não sabia ajustar a altura do banco corretamente;
  3. Os pneus estavam mais vazios do que deveriam;
  4. Usava a bolsa pendurada no ombro.

Esses pequenos detalhes tornam a nossa jornada um tanto cansativa, porque gastamos energia dum jeito completamente errado. Bicicleta não deve fazer barulho. Pneus devem estar cheios (sempre!). A bicicleta precisa ser do seu tamanho e estar ajustada para você. Bicicleta não se compra em supermercado.

Em Setembro, vou abordar cada um desses itens, porque a coisa que menos quero nesse mundo, é gente sofrendo para fazer algo que deveria ser sempre maravilhoso: pedalar.

Aviso: uma bicicleta ruim não tem necessariamente a ver com o preço dela. Bicicleta ruim é toda aquela que não serve para o uso, não é do tamanho de quem a pedala ou está mal cuidada. Bicicleta com componentes precários e/ou sem manutenção entram na mesma lista. Você pode ter a melhor bicicleta do mundo, mas se o banco estiver baixo, a corrente enferrujada e os pneus vazios, vai ser uma bosta 🙂

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *